Aftas: o que são, causas e sintomas

CRO - ES - 3026 - Dr. Marcelo Nobre
EPAO - ES - 1045
aftas

Aftas: o que são, causas e sintomas

Aftas são úlceras bucais que são extremamente desconfortáveis ao paciente, impedindo que realize seus hábitos diários, como comer, beber ou até mesmo falar. Esta condição, no entanto, pode variar de acordo com o tipo de afta que o indivíduo desenvolveu, visto que o problema pode estar atrelado a outros tipos de patologias bucais.

Estas úlceras bucais podem ter sua causa variada que vão desde uma alimentação onde se é ingerida uma grande quantidade de ácidos e cítricos, como o limão e abacaxi, por exemplo, até pela presença de doenças gástricas ou simplesmente alterações hormonais e emocionais.

+ Clínica geral

A ansiedade e o estresse podem causar aftas em função de alterações no sistema imunológico, que favorece o surgimento destas pequenas úlceras, tendo uma relação direta com as alterações emocionais.

Pacientes que têm um histórico de tabagismo também estão predispostos a desenvolver aftas e vale ressaltar que este problema é muito mais comum em mulheres do que nos homens, embora esta causa seja desconhecida.

Tipos de aftas

No total, existem três tipos de aftas que são diferenciadas pelo tamanho e pelo tempo que levam para desaparecer, sendo elas:

Ulceração menor

aftasEste tipo de afta se dá na maioria dos casos, são menores e chegam a medir cerca de 1 milímetro, desaparecendo em questão de 10 a 14 dias sem deixar cicatrizes na região da mucosa.

Ulceração maior

Chegando a medir 1 centímetro, esse tipo de afta se instaura predominantemente na região dos lábios, mas pode se desenvolver em toda a região bucal. Embora seja um caso menos reincidente, essa classe pode deixar cicatrizes após seu desaparecimento, levando até seis semanas para que isso ocorra.

Herpetiforme

Apesar de possuir o nome associado com o vírus da herpes, esse tipo de afta não é contagiosa, o que já difere da doença. No entanto, o paciente é acometido por diversas úlceras de tamanhos variados na boca, necessitando de um acompanhamento médico para introduzir o tratamento necessário, visto que as úlceras neste caso podem levar muito mais tempo do que as outros tipos para desaparecer, acarretando um desconforto e predispondo o indivíduo a desenvolver outros problemas.

Principais sintomas das aftas

aftasOs sintomas variam, assim como os tipos de afta. No caso da herpetiforme, o paciente apresenta diversas úlceras na região da mucosa bucal e, além de serem dolorosas, as úlceras podem piorar dependendo do tipo de alimentação do paciente ou pela falta de higiene.

Nos casos de ulcerações menores e maiores, os sintomas são parecidos, causando incômodo e a formação de diversas feridas que se espalham pela língua, bochechas e céu da boca, apenas variando o tamanho de acordo com o tipo. Ademais, em alguns casos os pacientes podem apresentar quadros de febre por conta da inflamação destes machucados.

Devido à presença excessiva de úlceras por toda a mucosa oral, a pessoa apresenta dificuldades para falar e comer, tendo em vista que não consegue abrir a boca para realizar essa ação. As aftas também fazem com que a pessoa não consiga higienizar os dentes adequadamente, favorecendo o desenvolvimento de outras condições, como as cáries e doenças gengivais.

Tratamento e prevenção contra as aftas

Se as aftas forem recorrentes e se instalarem na mucosa por muito tempo, é fundamental ter o acompanhamento de um dentista que irá direcionar enxaguantes bucais que possuem agentes anti-inflamatórios e também, pomadas de uso oral.

Para prevenção, o ideal é sempre manter visitas periódicas ao consultório e conversar com o profissional caso as úlceras sejam frequentes. Além disso, evitar alimentos que podem ser o “gatilho” para a aparição das aftas, como ácidos e cítricos também se faz necessário.

A Nobre Odontologia é uma clínica de alto padrão, que preza pela excelência em soluções inovadoras para diagnóstico e tratamentos de diversos problemas odontológicos. Estamos na região de Vila Velha - ES, agende uma consulta com a gente através do nosso telefone: (27) 3289-1240 ou nos envie uma mensagem através do nosso WhatsApp: (27) 99788-2841 .