Dor de cabeça pode ser sinal de problemas nos dentes

CRO - ES - 3026 - Dr. Marcelo Nobre
EPAO - ES - 1045
dor de cabeça pode ser sinal de problemas nos dentes

Dor de cabeça pode ser sinal de problemas nos dentes

Silêncio, por favor, minha cabeça está doendo

Provavelmente, em alguma situação, você já proferiu ou escutou a frase citada no início desta matéria. Isso porque, a dor de cabeça é um mal que atinge mais de 90% da população. E com os capixabas não é diferente. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que as pontadas e zumbidos podem ter origem em qualquer parte do corpo, como por exemplo, no sorriso.

Um problema no dente é suficiente para ocasionar esse, e ainda outros incômodos. É o que afirma o cirurgião dentista Marcelo Nobre. “A má saúde bucal pode prejudicar o nosso organismo de diversas formas, desde a dor de cabeça até complicações cardíacas. Por isso, gosto sempre de lembrar que o cuidado com a boca é coisa séria”, e acrescenta “vai além da estética e beleza. Estamos falando de saúde e bem-estar”, disse.

De acordo com ele, dentes mal posicionados ou a ausência de dentes podem provocar movimentos parafuncionais, como o bruxismo e briquismo, e consequentemente levar a pessoa ao quadro de cefaleia. “O bruxismo é um distúrbio do sono, quando o paciente atinge o sono profundo, ele apresenta o ato involuntário de ranger ou apertar os dentes. Já o briquismo é o mesmo problema, porém, é feito com a pessoa acordada e consciente”, explica.

Em ambos os casos, o indivíduo vai apresentar desgastes dentários, inflamações de fibras musculares e crônica dos músculos mastigatórios. “Tudo isso vai provocar a cefaleia tensional, que é o tipo mais comum de dor de cabeça, mas que causa um grande incômodo. O principal sintoma relatado pelos pacientes é uma dor difusa, de leve a moderada, como se algo estivesse pressionando o crânio”.

Segundo Nobre, diante desse cenário, o paciente deve receber um atendimento multidisciplinar, ou seja, em parceria com profissionais da medicina e odontologia. Afinal, as causas das dores de cabeça são múltiplas, e podem ir além da face. “É importante que o dentista especializado em dor orofacial tenha conhecimento dos diversos tipos de cefaleia para chegar ao diagnóstico”, finaliza. Dessa forma, ele poderá indicar o melhor tratamento.

A Nobre Odontologia é uma clínica de alto padrão, que preza pela excelência em soluções inovadoras para diagnóstico e tratamentos de diversos problemas odontológicos. Estamos na região de Vila Velha - ES, agende uma consulta com a gente através do nosso telefone: (27) 3289-1240 ou nos envie uma mensagem através do nosso WhatsApp: (27) 99788-2841 .