Estalos no maxilar: quais as causas?

CRO - ES - 3026 - Dr. Marcelo Nobre
EPAO - ES - 1045
estalos no maxilar quais as causas

Estalos no maxilar: quais as causas?

Os estalos no maxilar podem acontecer em diferentes circunstâncias, como, por exemplo, ao mastigarmos um determinado alimento ou até mesmo ao bocejarmos, uma vez que a abertura da boca em grande amplitude também pode levar ao estalo. Neste artigo, vamos esclarecer os motivos pelos quais os estamos no maxilar acontecem e quando o paciente deve ficar atento a este sinal.

Quando há a manifestação de estalos no maxilar pode ser um importante indício de que há problemas na articulação presente na região da boca, a ATM. Justamente por envolver uma articulação que está presente na região, é de suma importância dar atenção a esse sintoma caso ele se manifeste e procurar o acompanhamento de um ortodontista.

Por que os estalos no maxilar ocorrem?

Por mais que você pense que são atividades centrais, falar e mastigar são apenas duas das diversas atividades que a sua mandíbula faz, sendo possível que qualquer alteração nesta articulação possa comprometer seu dia a dia, e isso envolve o estalo do maxilar.

estalos no maxilar quais as causasComumente, os estalos estão diretamente relacionados com a articulação temporomandibular, que está ligada com o crânio. Qualquer alteração em seu funcionamento e/ou em seu interior pode resultar no estalo, que pode ocorrer tanto na abertura da boca, quanto durante o ato de fechá-la.

O quadro de estalos no maxilar pode acometer qualquer um, mas tende a ser mais reincidente em pacientes que apresentam alterações na mordida. Estes fatores podem provocar os tradicionais estalos, além de predispor o indivíduo a outros problemas que prejudicam a saúde bucal.

Em síntese, o maxilar estalando está relacionado com uma disfunção no funcionamento da ATM. Essas disfunções podem ocorrer mais em pessoas que possuem o hábito de roer as unhas, de mastigar chicletes, e de morder os lábios e as bochechas.

Estes são fatores de risco porque favorecem o desgaste da articulação e podem comprometer o seu funcionamento adequado.

Apesar destas poderem ser algumas das causas do maxilar estalando, o quadro pode igualmente estar correlacionado a outras condições mais graves. Se o seu maxilar estalando apresentar dor e incômodo, deve-se buscar atendimento ortodôntico quanto antes.

Dentre as principais condições que podem provocar estalos no maxilar, estão:

Bruxismo

estalos no maxilar quais as causasO bruxismo acaba sendo um dos motivos mais comuns que levam ao estalo do maxilar. Na prática, o bruxismo consiste no ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes durante o sono, ou até mesmo durante o dia a dia.

Artrite

A artrite pode causar danos a articulação temporomandibular e isso resultar no seu mau funcionamento. Embora esteja atrelada com outras partes do corpo, como joelhos e a coluna, esta condição degenerativa também pode prejudicar a articulação temporomandibular.

Como sabemos, a artrite se configura pela perda de cartilagem que recobre a extremidade dos ossos, o que evita o atrito entre eles e facilita o movimento. Nesse caso, a artrite pode acometer a ATM e levar a sua perda de cartilagem, o que faz com que o seu funcionamento provoque a compressão dos nervos na face, além do atrito entre os ossos da região.

Má oclusão dentária

A oclusão dentária corresponde ao mau encaixe dos dentes superiores e inferiores, sobretudo, quando se fecha a boca. Está entre os principais problemas pode propiciar o desgaste dos dentes, dos músculos, dos ossos e a da própria gengiva.

Nestas condições, embora não tenha a presença da artrite, é possível notar um desgaste no osso e isso acaba acarretando uma queda no desempenho da articulação da boca. A ATM passa a funcionar de maneira inadequada, fator que interfere na sua funcionalidade, como durante a fala e mastigação.

No caso da má oclusão dentária, se faz necessário o tratamento odontológico para a correção desta disfunção. Tendo os estalos desencadeados pela má oclusão unicamente, assim que a mesma é tratada, tais sintomas também são contornados.

O tratamento da má oclusão envolve, o uso de aparelhos ortodônticos, todavia, cabe ao ortodontista o diagnóstico adequado para tratamento do problema.

O que fazer para tratar os estalos no maxilar?

Independente dos estalos no maxilar estarem ou não associado a dor, o ideal, se possível, acaba sendo buscar atendimento de um dentista para que ele possa avaliar se de fato não há nada de errado

Caso seja constatada alguma alteração na articulação temporomandibular, é possível iniciar o tratamento de maneira precoce e sanar os problemas de estalos, assim com síndromes causadas pela má oclusão dentária.

A Nobre Odontologia é uma clínica de alto padrão, que preza pela excelência em soluções inovadoras para diagnóstico e tratamentos de diversos problemas odontológicos. Estamos na região de Vila Velha - ES, agende uma consulta com a gente através do nosso telefone: (27) 3289-1240 ou nos envie uma mensagem através do nosso WhatsApp: (27) 99788-2841 .