Problemas bucais e alterações emocionais: qual a relação?

CRO - ES - 3026 - Dr. Marcelo Nobre
EPAO - ES - 1045
Problemas bucais e alterações emocionais: qual a relação?

Problemas bucais e alterações emocionais: qual a relação?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,3% da população do Brasil sofre com ansiedade, liderando o país com mais ansiosos no mundo. Outro levantamento feito pela Vittude, plataforma online que avalia a saúde mental e trabalho, mostrou que 37% das pessoas têm estresse severo relacionado à vida profissional. Por isso, nesse artigo falaremos sobre problemas bucais e alterações emocionais: qual a relação?

Devido à vida corrida atualmente, diversos afazeres no âmbito profissional e pessoal, além da cobrança diária por resultados nas diversas frentes, as pessoas têm se tornado cada vez mais ansiosas e isso as predispõe a desenvolverem condições que podem prejudicar seu bem-estar físico.

A saúde mental está diretamente ligada com a física e uma impacta na outra quando algo está errado, ligando um sinal de alerta para a pessoa começar a se cuidar mais para evitar consequências graves.

O que são doenças psicossomáticas?

Doenças psicossomáticas são aquelas que se desenvolvem a partir de alterações emocionais, onde o corpo acumula sentimentos como a ansiedade e o estresse, sem buscar formas de aliviar estas sensações.

Por conta do acúmulo e pressão, o físico começa a responder ao mental, fazendo com que a pessoa desenvolva condições em função de picos de ansiedade ou estresse. Alterações intestinais, alergias e diversos problemas bucais podem surgir por conta das alterações emocionais, necessitando de um acompanhamento psicológico e médico/ odontológico para sanar tais condições.

Problemas bucais e alterações emocionais

A ansiedade e o estresse são os principais causadores de problemas odontológicos e podem causar condições como:

Aftas

aftasAs aftas são pequenas úlceras que se desenvolvem na boca e podem ocorrer devido ao consumo excessivo de alimentos ácidos ou devido à diminuição da imunidade provocada pelo estresse.

Essas feridas, apesar de desaparecerem entre 10 e 15 dias, podem gerar incômodos para a pessoa e prejudicar a alimentação e a fala.

Bruxismo

O bruxismo, talvez, seja a principal condição relacionada à ansiedade e ao estresse, sendo caracterizado ato de ranger ou tensionar os dentes de forma inconsciente.

+ Ortodontia

Pessoas que sofrem com essa condição, além de terem degastes nos dentes a médio e longo prazo, também têm dores de cabeça recorrentes, além de dificuldades para abrir e fechar a boca, agravando ainda mais o quadro.

Cáries

dente com cárieAlterações emocionais podem fazer com que as pessoas abdiquem de certos hábitos, seja por descuido ou por falta de vontade de realizar tarefas simples no seu dia a dia. Em casos em que a higiene bucal é deixada de lado, as cáries podem surgir e se tornar um incômodo com o passar do tempo.

+ Endodontia

Conforme as pequenas bactérias corroem os dentes, estruturas internas vitais para sua funcionalidade são comprometidas, provocando dores e, em quadros mais severos, infecções que exigem a sua extração.

Mau hálito

O mau hálito é muito comum em pessoas que estão em situações estressantes ou são ansiosas, tendo em vista que nestes momentos, o fluxo salivar diminui, deixando a mucosa oral um ambiente propício para as bactérias e o mau cheiro.

Acompanhamento multidisciplinar é fundamental nestes casos

Além do acompanhamento odontológico, o tratamento para problemas bucais relacionados às alterações emocionais necessita do auxílio de outras áreas, como a psicologia.

O dentista atua em conjunto com um psicólogo, a fim de tratar os impactos causados pelas condições físicas que se desenvolveram a partir de alterações na saúde mental.

No caso do bruxismo, placas miorrelaxantes podem ser prescritas para evitar o atrito entre os dentes e o tensionamento nas articulações. Por sua vez, o tratamento para as outras condições se dão na adoção de hábitos saudáveis, como a escovação diária, uso do fio dental e consultas regulares com o dentista para check-ups odontológicos e limpezas.

Portanto, se você está sofrendo com ansiedade e estresse e percebe que isso está gerando impactos ao seu bem-estar físico, seja ele qual for, não hesite em procurar auxílio psicológico para tratar esta condição e aquelas que foram desencadeadas pelas alterações emocionais.

A Nobre Odontologia é uma clínica de alto padrão, que preza pela excelência em soluções inovadoras para diagnóstico e tratamentos de diversos problemas odontológicos. Estamos na região de Vila Velha - ES, agende uma consulta com a gente através do nosso telefone: (27) 3289-1240 ou nos envie uma mensagem através do nosso WhatsApp: (27) 99788-2841 .