Profilaxia: você sabe o que é?

CRO - ES - 3026 - Dr. Marcelo Nobre
EPAO - ES - 1045
profilaxia: você sabe o que é

Profilaxia: você sabe o que é?

A profilaxia é um procedimento realizado na odontologia com a finalidade de aplicar uma limpeza profunda de toda a estrutura bucal, envolvendo não só os dentes, mas também a mucosa oral, como a gengiva do paciente.

Esse tipo de consulta permite que a pessoa tenha fique livre de problemas bucais, uma vez que com a execução da limpeza, resíduos e a placa bactéria que não podem ser retirados através da escovação, são removidos.

Vale destacar que, caso sejam encontrados problemas bucais que inviabilizem a profilaxia, um tratamento prévio é feito para sanar quaisquer condições que fazem com que essa limpeza profunda seja inefetiva.

Quais problemas podem ser evitados através da profilaxia?

Existem diversas condições que podem ser evitadas por meio de uma limpeza mais aprofundada e feita por um profissional. Dentre os principais problemas, podemos citar:

Cáries

dente com cárieAs cáries são bactérias que se desenvolvem na boca a partir do acúmulo da placa bacteriana e de maus hábitos de higiene bucal. À medida que se desenvolvem, esses microrganismos corroem a estrutura interna dos dentes, atingindo a polpa dentária e consequentemente, a raiz.

Em quadros mais avançados, a pessoa pode sentir dores fortes na região e o tratamento de canal ou de restauração se faz necessário para evitar o comprometimento do dente.

Por meio da profilaxia, é possível remover os resíduos que favorecem a proliferação das cáries e evitar dores ou até mesmo, a perda dentária.

Doenças periodontais

Doenças periodontais são aquelas que prejudicam a saúde da gengiva e a médio prazo podem favorecer a perda dos dentes. Principalmente a gengivite e a periodontite, condições que acometem a estrutura gengival, são oriundas da falta de cuidados higiênicos, além de excessos no dia a dia, como o alcoolismo e o tabagismo.

Pessoas que sofrem com doença periodontal têm sangramentos frequentes na gengiva que vêm acompanhados de inchaço. Apesar de não parecer algo grave no início, à medida que há uma progressão do quadro, os dentes podem ficar moles e, consequentemente, caírem.

Através da profilaxia, uma limpeza completa da gengiva é feita, eliminando o acúmulo de bactérias na região e também nos dentes, diminuindo as chances de o paciente desenvolver uma doença periodontal.

Perda dentária precoce

mulher com dente faltandoA perda dentária precoce é um problema que acomete uma série de pessoas e vem ocorrendo cada vez mais cedo. Diversos fatores contribuem para que isso aconteça, desde o bruxismo, falta de escovação diária, alimentação desregulada e hábitos nocivos à saúde, como a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas e o cigarro.

Pessoas que perdem os dentes, seja no início da vida adulta ou já próximas da terceira idade, sofrem com problemas da autoestima e na questão funcional, uma vez que a alimentação é prejudicada pela deficiência dentária.

Realizar a profilaxia é fundamental para evitar essa condição tão comum, pois por meio da limpeza profunda dos dentes, é possível remover os resíduos que favorecem o desenvolvimento de bactérias e causam a perda dos dentes.

Como funciona a profilaxia?

profilaxia: você sabe o que éA profilaxia é uma consulta na qual o dentista irá conversar brevemente com o paciente, a fim de entender melhor seus hábitos alimentares e higiênicos. Em seguida, uma pequena avaliação é feita para identificar a presença de cáries ou outras condições que podem inviabilizar a limpeza naquele momento.

Caso seja encontrada alguma alteração, o tratamento já pode ser iniciado no mesmo momento e somente após a sua conclusão a profilaxia é realizada.

Durante o procedimento, o dentista utiliza instrumentos específicos para a remoção da placa e tártaro através de técnicas de polimento e raspagem dos dentes.

A aplicação de flúor também é realizada, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de cáries. Neste processo, uma espuma ou gel é espalhado entre os dentes, desencadeando um processo de proteção quando entra em contato com a superfície dentária.

O procedimento dói?

A profilaxia é um procedimento indolor e não é invasivo, além de ser rápido e efetivo se realizado de forma periódica e sempre sob as orientações do dentista especializado.

Quando devo realizar ir ao dentista para uma limpeza?

profilaxia: você sabe o que éA periodicidade das limpezas dentárias profundas pode variar. Tudo dependerá de como o paciente trata os cuidados com a saúde bucal e também vai de acordo com a avaliação do dentista.

O tempo estipulado por diversos profissionais é a cada seis meses, mas existem pessoas que precisam ir ao consultório em períodos mais curtos ou mais longos.

Cuidados diários com a saúde bucal

É essencial cuidar da saúde bucal ao longo do dia a dia e não esperar algum sintoma se evidenciar para procurar um dentista. Escovar os dentes após as refeições, utilizar o fio dental e ficar atento com a alimentação, são algumas das atitudes que o paciente deve tomar para preservar o seu sorriso e evitar quaisquer problemas.

A profilaxia é a principal ferramenta de prevenção odontológica, que limpa a boca de forma profunda e evita a progressão de quadros severos de doenças periodontais e cáries. Isso não gera gastos inesperados e nem surpresas desagradáveis à pessoa e ainda preserva a saúde do sorriso por mais tempo.

A Nobre Odontologia é uma clínica de alto padrão, que preza pela excelência em soluções inovadoras para diagnóstico e tratamentos de diversos problemas odontológicos. Estamos na região de Vila Velha - ES, agende uma consulta com a gente através do nosso telefone: (27) 3289-1240 ou nos envie uma mensagem através do nosso WhatsApp: (27) 99788-2841 .