Problemas bucais mais comuns em atletas

CRO - ES - 3026 - Dr. Marcelo Nobre
EPAO - ES - 1045
problemas bucais comuns em atletas

Problemas bucais mais comuns em atletas

Mesmo que as lesões musculares sejam condições mais comuns que afetam praticantes de atividades físicas, existem problemas bucais mais comuns em atletas que, apesar de não atingirem as articulações, podem afastar a pessoa da sua modalidade.

Ter o acompanhamento de um dentista especializado em odontologia do esporte, seja para atletas amadores ou profissionais, é fundamental para evitar estas condições e prevenir contra imprevistos que podem atrapalhar na rotina de treinamentos.

Odontologia do esporte e saúde bucal

A odontologia do esporte é uma especialidade mais recente no segmento, mas que ganhou muitos adeptos que desejam preservar a sua saúde bucal em prol do desempenho esportivo.

+ Odontologia do esporte

Por meio desse acompanhamento especializado, o dentista irá utilizar abordagens de acordo com a rotina e modalidade praticada por cada paciente, a fim de evitar o mínimo de impacto possível através do tratamento odontológico.

Na Nobre Odontologia, contamos com uma estrutura moderna e com dentistas especializados em odontologia do esporte para tratar problemas bucais mais comuns em atletas e respeitar as individualidades de cada um, de maneira que não interrompa a prática esportiva.

Afinal, quais os problemas bucais mais comuns em atletas?

Atletas estão suscetíveis a certos problemas bucais e isso se dá muito em função do seu estilo de vida que, apesar de saudável, ainda os deixa vulnerável a algumas condições, como:

Bruxismo

problemas bucais comuns em atletasO bruxismo está relacionado, principalmente, com problemas emocionais, como a ansiedade e o estresse. Principalmente antes de alguma competição, por exemplo, estas sensações se podem fazer presentes, gerando um atrito constante entre os dentes, além de um tensionamento dos músculos temporomandibulares, responsáveis por abrir e fechar a boca.

O ato de ranger e tensionar os dentes também pode provocar dores de cabeça recorrentes e, até mesmo, incapacitantes, fazendo com que os atletas se ausentem dos treinamentos por conta desse sintoma.

Cáries

As cáries, são bactérias bastante comuns e que podem causar a corrosão dos dentes, atingindo áreas importantes para a vitalidade dentária. Em estágios avançados, esses microrganismos podem levar a infecções e a tradicional dor de dente.

+ Endodontia 

Quando uma dor de dente atinge um atleta, seus níveis de concentração caem, pois o incômodo atrapalha e ele não consegue executar movimentos ou desempenhar seu papel nos treinamentos, ou competições.

O mesmo acontece quando a dor de dente atinge uma pessoa não praticante de atividades físicas, visto que sua concentração no trabalho ou em tarefas no dia a dia diminui.

Doenças gengivais

problemas bucais comuns em atletasA gengiva é uma estrutura responsável por abrigar os nervos, raízes e dar sustentabilidade aos dentes. Doenças gengivais surgem devido às alterações na imunidade do atleta ou devido à falta de cuidado com a saúde bucal.

A presença de doenças gengivais provoca sintomas como, inchaço, sangramento e a sensação de dentes moles.

Quando essa condição evolui, infecções podem ocorrer e atingirem a corrente sanguínea, provocando problemas em outras partes do corpo, como na musculatura, que se torna mais predisposta a lesões.

Erosão dentária

Devido ao alto consumo de bebidas isotônicas, suplementos ou até mesmo café, atletas estão mais predispostos a desenvolverem erosão dentária. Somando tudo isso, caso a escovação não seja adequada, uma reação química pode desencadear esta condição e desmineralizar o tecido duro do dente.

Caso esse quadro não seja tratado, a pessoa pode perder os dentes e sofrer com outras dificuldades, tanto para comer, quanto para sorrir, levando a desequilíbrios nutricionais que favorecem o surgimento de doenças e predispõem o corpo a lesões.

Como prevenir problemas bucais em atletas?

A prevenção dos problemas bucais mais comuns em atletas se dá pelo acompanhamento odontológico periódico. Assim como a realização de testes de resistência e força muscular, praticantes assíduos de atividades físicas também devem ir ao dentista para avaliações.

Durante o exame preventivo, é possível monitorar toda a mucosa oral e identificar problemas ainda no seu estágio inicial, inclusive, aqueles que não são vistos a olho nu.

O dentista especializado em odontologia do esporte também orienta os pacientes de acordo com a sua rotina de treinamentos, a fim de evitar impactos e que o atleta, amador ou profissional, perca performance ao longo do tratamento odontológico.

A Nobre Odontologia é uma clínica de alto padrão, que preza pela excelência em soluções inovadoras para diagnóstico e tratamentos de diversos problemas odontológicos. Estamos na região de Vila Velha - ES, agende uma consulta com a gente através do nosso telefone: (27) 3289-1240 ou nos envie uma mensagem através do nosso WhatsApp: (27) 99788-2841 .