Problemas bucais mais comuns em crianças

CRO - ES - 3026 - Dr. Marcelo Nobre
EPAO - ES - 1045
problemas bucais mais comuns em crianças

Problemas bucais mais comuns em crianças

A odontopediatria atua na prevenção e tratamento de problemas odontológicos em crianças. Nesta fase da vida, o acompanhamento é fundamental, pois existem diversas condições que podem comprometer o desenvolvimento do sorriso e ossos da face dos pequenos, mas causar impactos somente na adolescência. Neste artigo, separamos quais os problemas bucais mais comuns em crianças e a importância do acompanhamento odontológico.

O odontopediatra também tem papel fundamental na orientação aos pais e da criança, mostrando, sempre de forma lúdica, a importância dos cuidados com a saúde bucal no dia a dia, fazendo com que isso se torne um hábito normal através desse incentivo.

Sedação consciente para um tratamento tranquilo e seguro

Sabemos que muitas crianças são agitadas ou até mesmo tem medo de ir ao consultório do dentista. Pensando nisso, a Nobre Odontologia conta com a técnica de sedação consciente, que utiliza o óxido nitroso, um gás totalmente inofensivo à saúde, que causa relaxamento ao paciente.

Através desta técnica e um espaço devidamente preparado para receber as crianças, conseguimos cuidar do sorriso dos pequenos e evitar uma série de consequências futuras, levando assim a uma geração zero cárie.

Quando você deve levar seus filhos ao odontopediatra?

problemas bucais mais comuns em criançasLevar as crianças quando os primeiros dentinhos estiverem nascendo, é o momento ideal para que o odontopediatra possa orientar os pais a higienizar a gengiva e amenizar os incômodos causados por essa fase.

É fundamental que os papais e mamães observem como anda o desenvolvimento dos dentinhos, pois qualquer alteração no formato, cor ou posicionamento desses pequenos elementos, merecem atenção.

Iniciando o acompanhamento de forma precoce, a criança tem a oportunidade de se desenvolver de forma saudável, sabendo da importância dos cuidados com a saúde bucal, já que o odontopediatra está constantemente ensinando e explicando como passar fio dental e escovar os dentes, além de criar o hábito e a relação entre paciente e dentista, eliminando qualquer possível medo ou trauma.

Problemas bucais mais comuns em crianças

Como mencionado, existem diversas condições que afetam a saúde bucal das crianças, sendo elas:

Alterações na mordida e nos dentes

problemas bucais mais comuns em criançasAlterações na mordida ou nos dentes pode causar problemas no futuro dos pequenos. Uma assimetria na mandíbula, por exemplo, pode fazer com que o queixo seja proeminente, afetando na estética facial e funcionalidade dos mesmos.

Quando falamos de dentes tortos, esse problema comum pode interferir na estética do sorriso e também predispõe a criança a outros problemas, como as cáries, tendo em vista que a higienização não é tão eficaz por conta do posicionamento inadequado dos elementos dentários.

Nestes casos, o odontopediatra trabalha em conjunto com o ortodontista, que prescrever aparelhos específico ou alinhadores transparentes infantis para estimular o desenvolvimento correto dos dentes e ossos da face.

Bruxismo

Mesmo estando mais presente nos adultos, as crianças também podem sofrer com o bruxismo, que está atrelado à hiperatividade ou mudanças bruscas na rotina, fazendo com que os pequenos tensionem e ranjam os dentes enquanto dormem.

Por isso, é fundamental observar as crianças ao longo de todo o dia, até mesmo enquanto dormem, já que essa síndrome pode provocar desgaste dentário, além de causar dores de cabeça e dificuldade para abrir e fechar a boca.

Cáries

problemas bucais mais comuns em criançasAs tão temidas cáries estão entre os problemas bucais mais comuns em crianças pelo fato de que os pequenos adoram doces e guloseimas. O excesso e acúmulo de açúcar, quando somados com a pouca e deficiente escovação, favorecem o desenvolvimento dessas pequenas bactérias que corroem os dentes e podem provocar dores incômodas.

Caso não seja tratada quanto antes, a cárie pode deteriorar o dente, fazendo com que a criança precise fazer restaurações ou até mesmo, extrações dentárias em quadros mais graves.

Esses problemas podem ser evitados através do acompanhamento periódico junto com um odontopediatra, visto que a avaliação semestral ou trimestral, permite o diagnóstico precoce das condições mencionadas, evitando uma progressão para um quadro grave, levando as crianças a necessidade de procedimentos mais invasivos e de maiores custos.

A Nobre Odontologia é uma clínica de alto padrão, que preza pela excelência em soluções inovadoras para diagnóstico e tratamentos de diversos problemas odontológicos. Estamos na região de Vila Velha - ES, agende uma consulta com a gente através do nosso telefone: (27) 3289-1240 ou nos envie uma mensagem através do nosso WhatsApp: (27) 99788-2841 .